Uma empresa com passado virada para o futuro.

A Calheiros Embalagens começou por ser uma pequena empresa de tipografia. Com o decorrer dos anos e o alargamento da área de negócio foi crescendo até se afirmar, hoje em dia, como uma referência no setor das embalagens.

 

A história da Calheiros Embalagens.

No ano de 1968 João Carlos Gonçalves Calheiros iniciou a atividade do que hoje é a Calheiros Embalagens. Nessa altura a área de negócio era a tipografia, sendo o produto principal a impressão de economato para escritórios.

 

O início da produção de embalagens de cartolina.

Com a aquisição da primeira impressora offset, em 1972, deu-se o início da produção de embalagens de cartolina. Uma impressão feita ainda com recurso a apenas a uma cor.

Em 1974 o espírito empreendedor que faz parte do ADN da Calheiros Embalagens levou à aquisição de uma segunda impressora offset. Ao mesmo tempo, foi constituída a sociedade Organização Gráfica Calheiros, Lda.

 

A maior profissionalização e o crescimento sustentado.

No início dos anos 80, mais concretamente em 1983, é assinalado com o primeiro grande crescimento. De um pequeno espaço na Rua da Alegria, no Porto, a Calheiros Embalagens passa para um com 1.000 m2 instalando mais uma impressora offset a uma cor. 

O crescimento ditou também uma estratégia de aumento de produtividade, com o complemento e atualização do processo tecnológico e uma aposta mais forte na formação da mão-de-obra. Foi também adotado um sistema de recolha e compactação dos resíduos recicláveis.

 

A informatização de processos.

Nos anos 80 e 90 do século passado o desenvolvimento da área de impressão foi naturalmente alargado a outras secções da Calheiros Embalagens.

Na preparação gráfica – maquetização, fotolitos e gravação – é realizada a automatização completa com a informatização do desenho, da criação de maquetas, da fotocomposição e da gravação de alta precisão. 

A secção de acabamento, corte e vinco, aplicação do cartão microcanelado e fecho de caixas acompanhou o processo de informatização, aplicando-se novas tecnologias para assegurar cada vez mais elevados níveis de qualidade na produção da Calheiros Embalagens. Em 1993 a Calheiros Embalagens é a primeira empresa com autonomia no fabrico dos cortantes com dobra automática das lâminas.

Nestes 20 anos, o espaço da produção foi ampliado, passando para uma área de 3.000 m2.

 

A Crescente Preocupação Ambiental. 

 

O crescimento da Calheiros Embalagens só faz sentido com uma preocupação ambiental cada vez mais presente. Nesse sentido, o atual modelo de negócio está de acordo com uma perspetiva de economia circular. Exemplos dessa prática de circularidade são o ecodesign, recorrendo ao uso de matérias-primas e tecnologias mais eficientes que permitam a redução de recursos para minimizar os impactes ambientais e prevenção da poluição. 

A empresa realiza anualmente uma auditoria energética, com a identificação de oportunidades de redução e uso mais eficiente de gás e energia elétrica.

 

Reduzir a Pegada Ambiental.

Economia Circular.

 

Investimento constante.

A entrada no século XXI assiste a um dos maiores investimentos na Calheiros Embalagens. A nova nave de 9000 m2 permite a instalação de novas unidades de produção, aumentando a capacidade de resposta da empresa. As máquinas de fecho de caixas de grande formato permitem também responder a novas solicitações dos clientes.

A inovação constante levou ainda à instalação de um sistema de humidificação em toda a unidade de fabril de forma a manter todas as características e qualidade das caixas produzidas. 

A vontade de inovar foi também o motor para a aquisição de novo equipamento de produção ao longo do tempo como, por exemplo:

• uma nova cortadeira, para corte simultâneo de 2 bobines;

• uma máquina de impressão com tecnologia UV, aumentando o leque de acabamentos possíveis e a possibilidade de impressão em base plástica;

• uma máquina de corte e vinco totalmente automatizada na alimentação e saída, capaz de produção em massa de embalagens;

• uma nova máquina de dobragem e corte de lâminas;

• uma máquina de fabrico de microcanelado e contracolagem;

• visão artificial para controlo da qualidade;

• sistemas de embalamento completamente automático.

Mas a inovação não se esgota apenas na produção. Fruto da cada vez maior atenção ao detalhe foi criada uma oficina de fabrico de cortantes equipada com um novo laser. 

A plotter para a execução dos modelos antes da produção permite-nos aprimorar o nosso trabalho de maquetização informática e oferecer ao cliente a visualização do trabalho final. 

 

O investimento coloca-nos em primeiro.

A Calheiros Embalagens, atualmente com uma área aproximada de 15.800 m2, quer posicionar-se como uma referência na produção de embalagens. Esta ambição é alcançada pelo investimento constante, que nos levou a ser primeiros:

• na tecnologia CTP – computer to plate – eliminando-se as películas;

• a fabricar cartão ondulado com cartolina contracolada no mesmo processo;

• a produzir prancha em cartão duplo;

• a imprimir no formato 1200 x 1640 mm na Península Ibérica.

A nossa missão Image

A nossa missão

Foco no cliente. Esta é a nossa grande missão enquanto empresa produtora de embalagens em cartão canelado e cartolina.

 

Para cumprir a nossa missão apostamos na inovação e no know-how que fomos acumulando ao longo do tempo. Um conhecimento só possível pela aposta em tecnologia e formação constante dos nossos recursos humanos. Uma aposta que permite oferecer qualidade e ir de encontro às exigências do nossos clientes, tanto a nível de produto como de marketing.

A nossa visão Image

A nossa visão

Queremos continuar a ser uma referência na nossa área. Pretendemos continuar a inovar, a mudar, a investir em nós próprios para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.

 

A nossa visão cumpre-se todos os dias ao valorizarmos as marcas dos nossos clientes através das embalagens que produzimos. Porque sabemos que o sucesso dos nossos clientes é parte do nosso.

Os nossos valores Image

Os nossos valores

Somos íntegros. Uma característica que se apoia nos valores pelos quais regemos o nosso negócio e as nossas relações tanto interna como externamente.

 

Internamente os valores fundamentais são:

• Promoção da segurança, prevenção de acidentes e redução de riscos para todos os colaboradores.

Respeito por cada pessoa.

Diminuição do impacto sobre os recursos naturais.

 

Externamente, os valores que nos orientam são:

Ambição para fazer sempre mais e melhor.

Liderança no mercado.

Honestidade e integridade nas relações com fornecedores e clientes.

Ética em todos os momentos e em todas as transações.

Inovação e qualidade para oferecermos as melhores soluções.

Objetividade e simplicidade na nossa atuação.

 

A nossa firme convicção é de que só através destes valores podemos conseguir valorizar não só o nosso negócio mas a própria sociedade, ajudando a criar melhores condições para todos.

Certificações de qualidade, ambiente e segurança. Image

Certificações de qualidade, ambiente e segurança.

O investimento constante feito pela Calheiros Embalagens estendeu-se à certificação dos processos de modo a garantir a qualidade dos produtos e da operação da empresa.

A empresa disponibiliza condições de trabalho seguras e saudáveis. Apostamos na redução e controlo dos riscos, no respeito pelas normas de segurança e temos como prioridade a prevenção de incidentes e doenças profissionais.

                            Certificar é reconhecer a eficácia do desempenho.

                                 Mais Saúde e mais segurança para todos.

 

Cadeia de Custódia e responsabilidade ambiental

A matéria-prima da Calheiros Embalagem é de origem florestal. Com vista à preservação deste bem essencial para cada um de nós, contribuímos para o desenvolvimento de soluções ambientais de conservação e proteção das florestas.

Desde 2018, a Calheiros Embalagens tem implementado os sistemas de certificação florestal da cadeia de custódia FSC® e PEFC. Deste modo comprometemo-nos no apoio a práticas responsáveis de gestão florestal que protegem a biodiversidade e a integridade do ecossistema, resultando em benefícios sociais e económicos a longo prazo.

                               Respeito pelo ambiente.

 

Responsabilidade Social

A Calheiros Embalagens coloca o colaborador e a sua satisfação e desenvolvimento no topo das prioridades.

Cientes da nossa responsabilidade com cada pessoa que trabalha connosco, procuramos ouvir, responder e melhorar contínua e diariamente o trabalho da organização com base em quatro pilares:

contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores;

partilhar sucessos;

potenciar a tomada decisão;

promover o bem-estar no local de trabalho.

No âmbito desta iniciativa, é realizado anualmente um estudo de opinião e avaliação de desempenho. O objetivo é medir o envolvimento e compromisso de cada um e, ao mesmo tempo, promover a autoconsciência e autoavaliação dos nossos colaboradores.

São analisadas diversas áreas de atuação, como oportunidades de carreira, compensação de benefícios, formação e desenvolvimento, segurança, diversidade, comunicação, liderança, reconhecimento, valorização entre outros. 

Este modo de atuação do nosso negócio faz de nós uma empresa atrativa, que consegue reter as melhores pessoas.

                            Ser empregador de referência.

                                  Partilhar Sorrisos.

                                  Desenvolver e capacitar para juntos chegarmos mais longe.